quinta-feira, 13 de agosto de 2009

CONCLUSÃO

Conforme dito anteriormente, nosso objetivo é difundir os diversos conceitos de clima presentes no mundo. Contudo, esta é uma tarefa complicada, já que cada região possui dadas condições para o desenvolvimento de certos climas.

Ao longo do nosso blog, fomos buscando informações capazes de nos auxiliar nas produções textuais e, conforme pesquisamos, fomos postando. Com o intuito de transmitir, ao menos uma parcela do nosso conhecimento a respeito do clima, verificamos uma diferença fundamental: clima X tempo. No dia-a-dia é comum usarmos muito essas palavras/expressões erroneamente, e é objetivo da geografia distinguir ambas. Vale ressaltar a importância de cada uma, visto que o clima é mais permanente quando comparado ao tempo. Logo, a frase dita comumente "O clima está quente", é incorreta.

A agricultura também depende bastante da dinâmica do clima. As plantações, desde tempos remotos, recebiam atenção diferenciada, pois casa semente germina melhor em certo clima. O arroz, por exemplo, desenvolve-se melhor no clima de monções, bem chuvoso. Logo, é plantado nos meses em que o índice de pluviosidade é maior.

Os mapas aqui mostrados possibilitam-nos uma melhor interpretação sobre as correntes de ar, pressão atmosférica e demais fatores climáticos. Mas mais do que isso, eles nos proporcionam uma outra visão do mundo. Uma visão que não costumamos analisar. Eles nos mostram a parte em que a geopolítica e as relações sociais deixam de ter um caráter importante.





Por fim, sugerimos alguns filmes que tratam dos assuntos deste blog:

Espaço e Vento (Inglaterra 1991)
Um documentário de 47 minutos que mostra o espaço de maneira a compreendermos que há vida neste "vazio" considerado invisível aos olhos humanos. Assim, através de experiências em laboratório, o vento é estudado a fim de obter melhor compreensão de suas características, comportamentos e efeitos. 47 minutos.

Mar em Fúria (EUA 2000)
No litoral dos EUA os tripulantes de um barco pesqueiro se veem em meio a uma enorme tempestade formada a partir de três frentes frias e que converge num gigantesco furacão com ondas de mais de 30 metros de altura e ventos de aproximadamente 200km/h. 130 minutos.

• Twister (EUA 1996)
Em Oklahoma (EUA), dois grupos de cientistas rivais planejam entrar para a história colocando sensores em um tornado para coletar informações e prever sua chegada com maior antecedência. Para isso, é necessário ficar o mais próximo possível do tornado. Uma jovem obcecada por essa ideia (após ver seu pai ser sugado por uma tempestade) planeja conseguir seu intento ou morrer tentando. 116 minutos.

0 comentários:

Postar um comentário