quinta-feira, 13 de agosto de 2009

TIPOS DE CLIMA NO MUNDO

DESÉRTICO:

O clima desértico quente é encontrado nas regiões: Norte do México, Norte da África , Sudoeste dos EUA, Arábia, Irã, Paquistão, interior da Austrália, Sudoeste da África do Sul, litoral do Peru e Chile.
O clima desértico frio é encontrado na:
Mongólia (deserto de Gobi), Turquestão, na Grande Bacia do Oeste dos EUA e nas Montanhas Rochosas. São típicos de regiões tropicais e subtropicais do mundo. Também é conhecido como clima árido
.

- É dividido entre clima desértico quente e frio, de acordo com a temperatura: nos desertos quentes a temperatura não baixa de 0º C, já nos desertos frios a qualquer hora do dia a temperatura pode ser negativa, chegando até a nevar.

- Elevada amplitude térmica, podendo chegar a 50°C de dia e -5°C a noite.
- Baixíssimos índices de umidade relativa do ar. Durante o ano, a média de umidade fica em torno de 30%.
- Baixíssimo índice pluviométrico (chuvas) anual. Posuem média anual de clima aproximadamente de 200 mm, porém, em alguns desertos, pode ficar anos sem chover.

TROPICAL

Existe na região da linha do Equador, por exemplo, Amazônia, sudeste da Ásia e centro da África.

- A pluviosidade é alta (chuvas em grande quantidade), atingindo de 2.000 a 3.000 milímetros por ano;
- A umidade relativa do ar nas regiões de clima equatorial é elevada (média anual de 90%);
- A temperatura média anual nestas regiões fica em torno de 26°C. Ocorre pouca variação de temperatura (amplitude térmica) durante o ano.

SUBTROPICAL

Característico de zonas de transição entre o clima tropical e temperado, por exemplo o do Brasil e parte da Austrália.

-Possui variação de temperatura, sendo que o verão é marcado por temperaturas entre 15 e 20ºC e o inverno marcado por temperaturas entre 0 a 10ºC. - O verão é curto, porém com temperaturas elevadas. Já o inverno é bastante rigoroso com baixas temperaturas.
- A umidade relativa do ar anual fica entre 60% e 85%.
- Com relação ao índice pluviométrico (chuvas) anual, podemos verificar que fica entre 500 e 1000 milímetros. É um índice considerado moderado de chuvas.

TEMPERADO :

O clima temperado pode ser subdivido, de acordo com a região em que atua. Desta forma tempos o temperado mediterrâneo (Roma, Lisboa, Madri, Santiago do Chile), temperado marítimo (Prince Rupert, Limoges, Açores), temperado continental (Moscou e Chicago).

- Estações do ano bem definidas. - Há variações em regiões mais próximas aos oceanos, onde os verões são mais amenos e os invernos mais rigorosos.
- O índice pluviométrico (quantidade de chuvas) varia entre 1.500 mm e 2.000 mm (média anual);
- Na época do inverno, a umidade relativa do ar fica em torno de 80%. Já no verão ela aumenta para cerca de 90%.
- No período do inverno, a média de temperatura fica em torno de -2°C. No verão, a média sobe para 15°C.

MEDITERRÂNEO:

Característico do sul da Europa, região banhada pelo Mar Mediterrâneo: sul da França, Itália, Grécia, Espanha e Portugal.

- Temperaturas médias superiores a 25ºC com verão quente e seco e inverno chuvoso. - No verão, as temperaturas atingem 30°C, em média. No inverno, as temperaturas mínimas podem chegar a 0°C. - O índice pluviométrico (de chuvas) é considerado moderado, pois fica entre 500 e 1.000 mm por ano. As chuvas ocorrem de forma intensa e em maior quantidade no outono e inverno, mesmo com temperaturas baixas. - A umidade relativa do ar possui média anual de 75%.

POLAR:

Ocorre no norte do Canadá, na costa eurasiana do Ártico, na Groenlandia e na Antártida.

- Quase total ausência de chuvas. Ocorre é queda de neve, numa quantidade média anual de 150 milímetros.
- A umidade relativa do ar fica em torno de 70% no inverno e 80% no verão.
- No inverno, a temperatura média anual fica em torno de - 30 C (pode atingir até -60°C). No verão, a temperatura fica por volta de 4°C.

- Os ventos são intensos, cobrindo as regiões de neve.

0 comentários:

Postar um comentário