quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Clima X Tempo
Não é raro em situações cotidianas ouvirmos pessoas confundirem os conceitos de clima e tempo ou até mesmo usá-las como sinônimos, porém tais empregos ocorrem de forma incorreta, já que cada palavra possui um significado diferente.

CLIMA: Refere-se ao conjunto de condições atmosféricas que ocorrem em determinados locais de forma marcante. Dessa forma, pode-se simplificar dizendo que o clima é a junção dos tipos de tempo que ocorrem em uma determinada região. Portanto, para caracterizar uma região, esse é o conceito utilizado. Vale lembrar que ele é uma média, é o que normalmente ocorre em determinada região do planeta e em certa época do ano, mas não tem obrigatoriamente que estar sempre correto.

TEMPO: Refere-se ao estado momentâneo de um determinado local. Sua mudança pode ser lenta ou rápida, dependendo do ar atmosférico. Uma região onde o sol está forte, em questão de minutos, pode ter o céu coberto por nuvens, que impedem ou diminuem a ação dos raios do sol e trazem um clima agradável. Isso acontece devido às massas de ar que se deslocam e flutuam pela troposfera. Ao falarmos sobre tempo, é importante citar um outro conceito diretamente relacionado: amplitude térmica.
Amplitude térmica é a variação entre a temperatura mínima e a máxima previstas para uma determinada região em um dia. Os desertos, apesar de serem bastante conhecidos por suas altas temperaturas, possuem amplitude térmica altíssima. Em alguns chega a ser registrado mais de 40ºC de tarde e menos de 5ºC à noite.

Esse dado varia de acordo com alguns fatores como, por exemplo, a maritimidade e a continentalidade. A primeira quer dizer que quanto maior a proximidade com o litoral, menor será a amplitude térmica. Já a segunda diz o contrário: quanto mais em direção ao interior do continente, maior será a variação de temperatura.

0 comentários:

Postar um comentário