quinta-feira, 13 de agosto de 2009

ELEMENTOS DO CLIMA

ELEMENTOS DO CLIMA



RADIAÇÃO SOLAR





O sol é o principal responsável pelo funcionamento de todo




o sistema Terra-atmosfera, já que ele fornece praticamente toda a energia utilizada pela Terra.
Mas nem toda energia solar é absorvida, uma parte dela é refletida pela atmosfera, pelas nuvens e pela superfície terrestre e somente 64% da radiação que chega é absorvida pelos oceanos, terras e pela atmosfera.
A grande importância dessa energia do sol se deve ao fato de evaporar a água existente na Terra e assim movimentar a nossa atmosfera. A energia solar é o grande motor do clima.










• TEMPERATURA ATMOSFÉRICA

É um dos elementos climáticos mais importantes, corresponde à quantidade de calor existente no ar, podendo ser “frio” ou “calor”. É medida por meio de termômetros na escala Celsius ou Fahrenheit. Ela sofre influência de uma série de fatores, tais como:

- Latitude: quanto maior a latitude, menor é a temperatura, porque os raios solares incidem de forma perpendicular sobre a região equatorial. À medida que aumenta a latitude, vai aumentando a inclinação dos raios solares e, portanto, aquecendo menos a atmosfera. Durante o ano esta regra sofre algumas variações, devido ao eixo da Terra.





Nessa imagem podemos observar que a terra está inclinada comparada ao seu eixo de rotação e o sol está batendo verticalmente no trópico de capricórnio, logo ali é o lugar que recebe a maior incidência de raio, e assim é a mais quente.


- Altitude: é outra grande influência na temperatura, sabemos que quanto maior a altitude menor fica a temperatura, mas por quê? isso acontece porque quanto maior a altitude mais rarefeito fica o ar e assim absorve menos quantidade de calor.





- Relevo: Em baixas latitudes (perto da linha do equador) podemos encontrar climas mais frios graças as maiores altitudes e também ao relevo, em serras, planaltos ou chapadas, por exemplo. O relevo também pode facilitar ou dificultar a entrada de massas de ar (que veremos a seguir). Grandes planícies, por exemplo, deixam passar as massas de ar polar até regiões de baixa latitude esfriando-as. Assim como ela pode impedir a passagem de massas de ar úmida que vêm do oceano para dentro do continente, fazendo surgir lugares secos.




- Continentes X Oceanos: A distribuição das massas sólidas (continentes) e líquidas (oceanos) exercem uma influência grande sobre a temperatura. A terra muda de temperatura mais rapidamente que a água, que conserva mais o calor ou frio. Logo, as variações de temperatura nos continentes são mais bruscas que nos oceanos. Devido a esses fatores, surge o que chamamos de amplitudes térmicas (diferença entre temperaturas máximas e mínimas num determinado tempo, como num dia por exemplo), em lugares litoraneos a temperatura é mais estável, tem uma amplitude térmica baixa. Já em locais mais distantes do oceano ou de sua influência tem uma amplitude térmica maior, como o deserto do Saara, onde o dia é super quente e a noite super fria.




• A ÁGUA NA ATMOSFERA



Como todos sabemos, a água possui o seu ciclo, conhecido por ciclo hidrológico, e que é essencial para a biosfera. Esse ciclo começa com a evaporação de um pouco da água contida nos mares, rios, lagos e vegetais, cuja intensidade varia de acordo com a radiação solar, tamanho da superfície evaporante e atuaçãodo vento, condensando o vapor e voltando como chuva, neve ou granizo.

A imagem mostra chuva do tipo convectiva em Badlands de Mussentuchit no estado de Utah, Estados Unidos. Há três tipos principais de chuvas: convectiva, orográfica e frontal, que serão explicadas mais à frente. A quantidade de chuva varia de um lugar para outro, e essa medição de quantidade em uma dada região num determinado tempo é chamada pluviosidade.





• PRESSÃO ATMOSFÉRICA

Pressão atmosférica é a pressão que o ar exerce sobre os corpos, ela existe porque uma das características da atmosfera é ter peso, assim exercendo força sobre nós. Quanto maior a altitude menor é a coluna de ar sobre os corpos e a pressão diminui.



Além de variar com a altitude ela varia também e função da temperatura, quanto mais quente mais dilatado fica o ar e mais rarefeito, portanto exercendo menos pressão. Em baixas temperaturas o ar comprime-se e torna-se mais denso,consequentemente, com mais pressão. Quando a latitude aumenta, diminui a temperatura, logo a pressão é maior e essas áreas de alta pressão são dispersoras de ar, já os lugares mais quentes, tem baixa pressão e são receptores de ar.









• VENTOS

É o ar atmosférico em movimento. Se move horizontalmete e verticalemtes, devido as diferenças de temperatura e pressão em diversas regiões do planeta. A brisa nas regiões litorâneas é um bom exemplo da movimentação do ar da área de alta pressão(frio) para baixa pressão(quente): o continente e o mar concentram calor de maneiras diferentes, e isso faz o vento mudar de direção conforme o período do dia. No verão durante o dia a terra está mais quente que a água, logo os ventos (brisa marítima) vão dos oceanos para a terra. Já de noite o mar está mais quente porque a água leva tempo para esfriar ou aquecer) e os ventos soprarão da terra para água, no inverno ocorre o inverso.


0 comentários:

Postar um comentário