quinta-feira, 13 de agosto de 2009

FATORES QUE INFLUENCIAM...



1. É referente à distancia entre um local e a Linha do Equador. Quanto mais longe, menor a temperatura. Isso porque a Terra é iluminada pelos raios solares com diferentes inclinações. Quanto mais longe do Equador a incidência de luz solar é menor.

2. Refere-se à distância em metros entre um determinado ponto do relevo e o nível do mar. Quanto mais alto estivermos, menor será a temperatura. Isto porque o ar se torna rarefeito, ou seja, a concentração de gases e de umidade à medida que aumenta a altitude, é menor, o que vai reduzir a retenção de calor nas camadas mais elevada da atmosfera. Há a questão também que o oceano ou continente irradiam a luz solar para a atmosfera, ou seja, quanto maior a altitude menos intensa será a irradiação.

3. Deslocam-se pela superfície terrestre. Costumam se originar em áreas extensas e homogêneas e apresentam características particulares das regiões onde se originam como temperatura, pressão e umidade. Podem ser polares (frias), equatoriais (quentes e secas) ou tropicais (quando oceânicas serão úmidas, quando continentais serão secas). Frentes são áreas de transição entre duas massas de ar.

4. Corresponde à distancia de um local em relação ao mar. Isso permite que haja uma influência pelas condições climáticas provenientes do continente. A proximidade de grandes quantidades de água exerce influência na temperatura. A água demora a se aquecer, enquanto os continentes se aquecem rapidamente. Por outro lado, ao contrário dos continentes, a água demora a irradiar a energia absorvida. Por isso, o hemisfério Norte tem invernos mais rigorosos e verões mais quentes, devido à quantidade de terras emersas ser maior, ou seja, sofre influência da continentalidade, boa parte deste hemisfério.

5. São massas de água que circulam pelo oceano e possuem suas mesmas características físicas (salinidade, temperatura, cor, densidade, direção) que podem acumular grande quantidade de calor e, assim, influenciar nas massas de ar que se sobrepõem.

6. Pode facilitar ou dificultar as circulações das massas de ar, influindo na temperatura. Como, por exemplo, a presença e interferência de montanhas e depressões.

7. Impede a incidência total dos rios solares na superfície. Por isso, com o desmatamento, há diminuição de chuvas, visto a umidade diminuir, e há um aumento da temperatura na região. A cobertura de flora auxilia no aumento da umidade do ar, pois o vegetal retira umidade do solo através das raízes e manda para a troposfera, pela evapotranspiração. Esse processo auxilia na umidade do ar e por conseguinte no índice pluviométrico local.

0 comentários:

Postar um comentário